13/08/2019

Organizando o Futuro: Sorali e #Ecomov pela limpeza das praias

Talvez nem todo mundo saiba, mas a Sorali Cosmetic tem sua sede no litoral paulista, mais especificamente na cidade de São Vicente. Por isso, um problema crescente e visível aos nossos olhos e de todos os moradores da Baixada Santista nos inspirou a tomar uma atitude e fazer algo que ajudará o futuro das próximas gerações: limpar os dejetos das praias da região. 

Em parceria com a ONG Ecomov – Ecologia em Movimento, na manhã de sábado, dia 10 de Agosto, iniciamos o processo de limpeza pela praia do Canto do Forte, na cidade de Praia Grande/SP. Foi um grande dia que reuniu diversos voluntários da região em torno desta causa tão importante, não somente para a Baixada Santista, mas para todo o planeta.

A intenção por trás desta ação à curto prazo é a de conseguir manter as praias limpas para o verão que chega em dezembro, afinal, sabemos que a tendência com a chegada da estação que mais impulsiona o turismo da região é que aumente o lixo depositado nas areias e mares. Portanto, era necessário tomar uma atitude para evitar o super acúmulo de lixo, o que certamente prejudicaria ainda mais a fauna marinha da região.

A longo prazo, nossas expectativas para com esta ação é de que tenhamos um ambiente mais sustentável e ecologicamente saudável, não somente para nós, seres humanos, mas também para os animais marinhos e pássaros que constantemente aparecem mortos em nossas praias, seja pela ingestão do lixo ou por ficarem presos nos dejetos.

Nosso objetivo é contribuir com a comunidade na qual estamos inseridos, afinal, a sustentabilidade é um dos pilares de valores que guiam a Sorali Cosmetic. Entendemos que ser uma empresa sustentável e respeitar a natureza (que inclusive nos fornece os ingredientes que fazem toda a diferença em nossos cosméticos capilares) é fundamental, para que possamos continuar levando a vida da forma que a conhecemos.

Qual é a importância de ser uma empresa sustentável?

Mais do que modismo, a sustentabilidade é uma necessidade atualmente. Muitas empresas ainda se mostram relutantes com o assunto, e muitas se dizem sustentáveis mas passam longe disso. Por definição, uma empresa que queira ser verdadeiramente sustentável precisa saber se desenvolver sem provocar danos ambientais e sociais, além de agir de forma ética e transparente para com fornecedores e parceiros comerciais, além de contribuir de alguma forma para a sociedade em que está inserida, sem esperar algo em troca.

Ou seja, para ser mesmo sustentável, uma empresa precisa ir além de somente reciclar parte do seu lixo produzido ou economizar na luz e água, por exemplo. É necessário alinhar a missão, visão e valores que guiam a companhia com as questões ambientais, e planejar o crescimento de forma ética e construtiva para a própria empresa, seus funcionários, colaboradores e também para o planeta.

Nós, da Sorali Cosmetic, temos orgulho de saber que estamos caminhando cada vez mais para nos tornarmos cada vez mais sustentáveis, seja dentro do ambiente corporativo, seja na produção dos nossos cosméticos capilares, seja na colaboração com a nossa comunidade, enfim, nós também queremos deixar nossa contribuição para um futuro melhor. Afinal, queremos continuar fazendo negócios com as próximas gerações também. Contudo, é necessário que nosso planeta ainda seja um bom lugar para se viver, e todos nós devemos ajudar com isso.

Conheça mais sobre a ONG ECOMOV – Ecologia em Movimento

A ONG Ecomov já atua há quatro temporadas preparando as praias e os banhistas da região da Baixada Santista, em São Paulo, para a chegada do verão, especificamente recolhendo os dejetos e informando sobre quais as formas corretas de descarte e o impacto que o lixo gerado causa na vida marinha. A área de atuação da Ecomov são as praias, mangues e encostas.

Além de aceitar voluntários em geral, a ONG também conta com o apoio de empresas locais, comerciantes, instituições de ensino e poder público. Graças a esta força de trabalho, a Ecomov consegue realizar não somente a limpeza, como inclusive catalogar todo o lixo encontrado. Somente no ano passado, de todo o lixo recolhido pelos voluntários, 61% era composto de embalagens de alimentos e 33% de bitucas de cigarro, ou seja, lixo produzido pelos próprios banhistas que frequentam as praias.

Por isso, mais do que a limpeza, a parte da conscientização é super importante para garantir que a quantidade de lixo diminua ano após ano.

Se você, assim como nós aqui, tiver interesse em ajudar a Ecomov, entre em contato diretamente com eles:

Facebook: Facebook.com/ecomov/

E-mail: ecomov2015@gmail.com

Telefones: (13) 99147-1922

Vamos tomar conta do nosso planeta juntos!

compartilhe: