20/01/2021

Tipos de cabelos: conheça as diferenças

Não é segredo que existem diferentes tipos de cabelos. A diversidade de fio, textura, cor e tamanho é imensa e ao longo dos anos o setor de cosmético capilar está se adaptando e criando produtos para atender todas as necessidades.

Mas você já se perguntou qual o seu tipo de cabelo? E qual produto é ideal para cuidar dele? Nesse texto vamos te explicar diferentes tipos e texturas, além de dar dicas de quais produtos são mais indicados.

Quais tipos de cabelos existem?

O cabelo é um aliado da auto estima da mulher. Independentemente da cor e do tamanho, confere beleza e harmonia à imagem feminina. Conheça os diferentes tipos:

  • Lisos
  • Ondulados
  • Cacheados
  • Crespos

Dentro dessa gama, eles se subdividem em:

  • Oleosos
  • Secos
  • Grossos
  • Finos

Os cabelos lisos têm os fios retos, sem ondulações. Já os cabelos ondulados contêm uma leve ondulação ao longo do cabelo, porém não formam cachos. Os fios cacheados formam voltas como espirais e os cabelos crespos têm a estrutura mais fechadinha e uma formação irregular dos cachos.

Além disso, os cabelos oleosos se caracterizam pelo excesso de oleosidade da raiz até as pontas, diferentemente do cabelo seco que por conta da pouca oleosidade tem a estrutura mais opaca. Os cabelos grossos têm fios bem estruturados e, geralmente, são volumosos. Já os cabelos finos têm pouco volume e uma estrutura capilar fraca.

Como descobrir seu tipo de cabelo?

Você pode perguntar para o seu cabeleireiro sobre o seu tipo de cabelo e estrutura capilar e, a partir disso, voltar os cuidados para o seu tipo especificamente.

Conhecer a estrutura capilar envolve também o tipo de shampoo, condicionador e hidratação que o seu cabelo precisa. Assim, você consegue repor o que falta e equilibrar o que pode estar em excesso.

Os cabelos oleosos precisam, por exemplo, de shampoos que limpem bem a raiz dos cabelos e purifiquem o couro cabeludo. Já os cabelos secos precisam de shampoos que limpem e hidratem no mesmo produto, para não ressecar ainda mais essa estrutura que carece de hidratação.

Por que cada um tem uma forma diferente de cuidado?

Cada estrutura de cabelo precisa de um cuidado específico. Por isso, alguns tem uma necessidade maior de nutrição e definição. Outros precisam de limpeza e leveza. Isso inclui os cuidados em casa, no salão e até no tipo de corte que cada cabelo se adapta melhor.

Cabelos cacheados e crespos tendem a precisar mais de hidratação. Isso porque a curvatura do fio impede que a oleosidade natural da raiz chegue nas pontas, as deixando ressecadas. Além disso, precisam de definição para manter os cachos soltos e saudáveis.

Os cabelos lisos, muita das vezes, sofrem com o excesso de oleosidade e precisam de produtos que limpem e hidratem sem pesar. Os cabelos ondulados, por sua vez, podem sofrer com o frizz e devem contar com produtos que deixem a estrutura do fio disciplinado.

Químicas e diferentes tipos de cabelos: como encontrar o procedimento ideal?

Os cabelos mais grossos são mais resistentes e precisam de químicas que sejam compatíveis com fios. Já os cabelos mais finos têm a lógica contrária, precisam de cuidado com a química escolhida pois são mais frágeis e podem quebrar com mais facilidade.

Mas sempre escute sua cabeleireira. Se ela diz que fio não aguenta determinado procedimento, é melhor escutá-la para evitar danos maiores.

Agora que você já sabe quais são os tipos de cabelo, escolha seu procedimento favorito e fique linda com os produtos Sorali!

share