09/08/2018

Como usar o secador e a chapinha corretamente

Que o secador e a chapinha fazem parte da rotina diária de cuidados com os cabelos de algumas mulheres, não é segredo para ninguém. Mas você sabia que o uso contínuo destes acessórios sem os devidos cuidados pode causar mais estragos do que uma química mais forte nas madeixas?

Apesar de parecer simples ou algo que qualquer pessoa pode fazer, é preciso muito cuidado antes de lidar com altas temperaturas diretamente nos fios, pois este processo pode ressecar os cabelos, fazer com que o temido frizz apareça ou até mesmo causar o aparecimento de pontas duplas, culminando com a quebra dos fios. Por isso, vamos listar agora alguns cuidados básicos para se tomar sempre antes de utilizar o secador ou a chapinha.

Usando o secador corretamente

Primeiramente, é essencial a proteção dos cabelos antes de expô-los a altas temperaturas. O uso de produtos pós-lavagem que ofereçam proteção térmica é a melhor forma de proteger os fios antes de iniciar o uso do secador. Aplique o protetor térmico com os cabelos ainda úmidos, espalhando bem por toda a extensão do cabelo para que seus fios e até mesmo o couro cabeludo estejam protegidos.

A Sorali Cosmetic possui um produto “coringa” que dentre outros vários benefícios também oferece uma perfeita proteção aos fios: o Termic Gloss Just Sofistic.

O segundo passo é secar os cabelos ainda úmidos. Não se deve esperar os cabelos estarem praticamente secos para finalizar a secagem com o uso do secador, pois isso favorece o aparecimento do frizz ao abrir as cutículas dos fios mais do que o necessário. O ideal é lavar, tirar o excesso de água com a toalha e já partir para o uso do secador.

O terceiro passo importante é tomar cuidado durante o uso do secador para não jogar vento quente em excesso na raiz dos cabelos. O calor excessivo diretamente no couro cabeludo estimula a produção de sebo, fazendo com que os fios fiquem com aquele aspecto pesado de oleosidade mesmo após terem sido lavados. É o mesmo princípio do porquê não devemos lavar os cabelos com água quente.

E por fim, sempre finalize a secagem com um jato de ar frio por toda a extensão dos fios. Esse ventinho frio de final vai ajudar a manter as cutículas dos fios mais fechadas, fazendo com que além de segurar a hidratação por mais tempo, também evite que o frizz apareça.

Usando a chapinha corretamente

Assim como com o uso do secador, é sempre bom aplicar proteção térmica nos fios antes de prancha-los, principalmente nas pontas. A nossa recomendação é o uso do Termic Gloss para que os fios fiquem perfeitamente protegidos das altas temperaturas.

O segundo passo é ajustar a temperatura de sua prancha de forma que ela não fique quente demais ou fria demais. Alguns modelos de prancha oferecem temperaturas que ultrapassam os 200°C, mas o recomendado para quem usa a chapinha com frequência nos fios é que não ultrapasse os 180°C para não queimar os cabelos e fazer com que eles se quebrem.

Em contrapartida, se a prancha estiver com uma temperatura abaixo de 180°C isso exigirá que ela seja passada mais vezes em cada mecha, causando ressecamento aos fios e o aparecimento do frizz. Outra coisa que causa este mesmo efeito é pranchar mechas de cabelo mais grossas na tentativa de terminar logo o alisamento.  O ideal é que se pranche mechas finas com umas 3 passadas da chapinha por mecha no máximo.

O terceiro passo é sempre deslizar a chapinha pelo comprimento dos cabelos, não deixando que o calor aja em excesso em determinadas partes dos fios, o que além de queimar os fios também vai deixar o cabelo marcado. E para finalizar, não prenda os cabelos logo após o término do alisamento, enquanto o cabelo ainda estiver quente. Isso porque qualquer coisa que faça pressão nos fios acabará deixando-os marcados e estragando o seu trabalho.

Duas coisas também devem ser levadas em consideração se você não dispensa o uso da chapinha:

– Nunca pranche os cabelos sujos ou cheios de produtos, pois a alta temperatura da prancha pode fazer com que a sujeira e estes resíduos de cremes, leave-ins, etc sejam incorporados aos fios, deixando-os mais oleosos e fragilizados. Além disso, há a possibilidade de tostar os cabelos, literalmente! Por isso sempre pranche cabelos limpos e secos!

– Evite o uso da chapinha diariamente, pois mesmo com uma proteção térmica excelente e todos os cuidados certinhos, ainda existe a possibilidade dos cabelos se quebrarem com a fragilidade causada pela alta temperatura e os movimentos de pranchar contínuos.

Hidratação é fundamental

Se você é adepta do uso do secador e da chapinha regularmente, também é imprescindível que se torne adepta do uso do cronograma capilar, principalmente da hidratação nos fios pelo menos uma vez por semana, para evitar que seus cabelos fiquem ressecados e sem vida.

E se mesmo assim ainda estiver difícil de manter os cabelos saudáveis, a saída mais rápida e eficiente para resolver este problema é procurar a ajuda profissional de um cabeleireiro da sua confiança. Existem hidratações de uso profissional em salão de beleza que podem ser feitas semanalmente, ou a cada 15 ou 20 dias, dependendo do tipo de cabelo e do tamanho do estrago.

A Sorali Cosmetic tem uma linha de manutenção específica para a hidratação e revitalização de cabelos ressecados e danificados, a linha Just Sofistic. Esta linha oferece um tratamento hidratante profissional que mapeia a estrutura da fibra capilar e penetra nos fios com maior facilidade, pois possui um aspecto mais líquido.

A linha Just Sofistic foi desenvolvida com ativos poderosos como Gengibre, Tucumã e Vitamina E, por isso ela é capaz de fortalecer os fios, hidratar e acabar com o ressecamento desde a primeira aplicação, conferindo cabelos saudáveis, macios e brilhosos da raiz às pontas, mesmo que você seja o tipo de pessoa que não vive sem o secador e a chapinha!

compartilhe: