20/04/2018

Guia Básico sobre Progressivas

Num mercado que oferece cada vez mais produtos de alisamento, fica difícil saber qual o melhor tratamento para as madeixas. A cada visita ao salão de beleza, você se depara com cada vez mais técnicas com nomes diferentes, mas que no fundo proporcionam o mesmo resultado. Ou técnicas com o mesmo nome que não proporcionam o mesmo resultado. 

Por isso, nós fizemos esta matéria com informações básicas que você precisa saber antes de escolher qual química aplicar nos seus cabelos para alisá-los! Lembrando que, quando se trata de química para reestruturação dos fios, o ideal é sempre realizar o procedimento com o auxílio de um profissional cabeleireiro (ou cabeleireira) competente e que saiba exatamente o que está fazendo. A saúde dos seus fios agradece!

Qual a diferença entre progressiva, definitiva, selagem térmica e botox capilar?

Se você não faz a menor ideia de qual é a diferença entre estes termos, a gente explica.

  • Escova Progressiva: é uma técnica que possibilita a total reestruturação dos fios, fazendo com que fiquem lisos por um período de tempo, que varia entre 1 a 4 meses, dependendo do tipo de cabelo, e o efeito liso não sai mesmo após a lavagem dos cabelos. Capaz de alisar, reduzir o volume e eliminar o frizz de qualquer tipo de fio, incluindo os mais resistentes. Como o nome sugere, o processo de alisamento dos fios ocorre de forma progressiva, ou seja, a cada aplicação da química, os cabelos vão ficando mais e mais lisos, até que eventualmente se tornam permanentemente lisos, com exceção da raiz ao crescer. Trata-se de uma técnica bastante popular e conhecida no mundo inteiro como Brazilian Keratin, Brazilian Hair Straightening ou Brazilian Blowout, pois foi aperfeiçoada pelos brasileiros. Além disso, a escova progressiva consegue até mesmo tratar os fios e mantê-los saudáveis, dependendo do produto. Atualmente muitas progressivas já não utilizam mais o formol como agente alisante, preferindo a utilização de ácidos, como o ácido lático ou a carbocisteína. Mas a ANVISA regulamenta que o formol ainda pode ser utilizado, desde que na quantidade máxima de 0,2%.
  • Escova Definitiva: também conhecida como alisamento ou escova japonesa, esta técnica permite a alteração permanente das estruturas dos fios, fazendo com que fiquem lisos de vez, com exceção da raiz que vai crescer sempre no formato natural dos fios, o que pedirá um retoque de tempos em tempos. As substâncias utilizadas para atingir este efeito liso permanente e permitidas pela ANVISA são o tioglicolato de amônia, guanidina e hidróxidos, que são capazes de alisar sem causar danos extremos aos fios. Ao contrário da progressiva, a definitiva é um procedimento preferencialmente utilizado por pessoas com cabelos virgens (pois não é compatível com todas as químicas).
  • Selagem Térmica: tratamento rápido para reposição de queratina nos fios, para mantê-los disciplinados, com volume reduzido e sem frizz. Originalmente, a selagem térmica não tem o poder de manter os fios lisos, após a primeira lavagem o cabelo já retorna à forma original. Mas não é raro encontrar selagens que prometem alisar os fios também. Se a selagem mantiver os cabelos lisos mesmo após a lavagem, trata-se de uma progressiva disfarçada! A selagem térmica conta basicamente com queratina, nutrientes e algum ácido, como o ácido acético, que ajuda a selar as cutículas. O tratamento de selagem térmica é recomendado para cabelos que estão quebradiços, opacos, sem vida, extremamente danificados, tingidos ou descoloridos. Ao selar as cutículas e repor a queratina dos fios, faz com que este cabelo volte a ter brilho, maleabilidade e saúde. Não é um procedimento recomendado para cabelos já saudáveis, pois o excesso de queratina faz os cabelos ficarem com um aspecto endurecido.
  • Botox Capilar: tratamento parecido com a selagem, também é um tratamento de preenchimento dos fios que recupera o brilho e a maleabilidade, promovendo um aspecto mais saudável aos cabelos, mas também originalmente não possui o poder de alisar os fios. Não esqueçam que se o botox capilar mantiver os cabelos lisos mesmo após a lavagem, trata-se de uma progressiva disfarçada! O objetivo desta técnica é reconstruir as estruturas dos fios, e portanto pode ser aplicado em qualquer tipo de cabelo danificado e quebradiço. Ao contrário da selagem, não deixa os cabelos com aspecto endurecido, pois se trata de uma super hidratação com propriedades reconstrutoras. Com uma duração média de 2 meses, garante cabelos mais brilhosos, saudáveis e sem frizz.

Então progressiva com formol faz mal aos cabelos? Progressivas com ácido são melhores?

O formol é considerado um vilão para a saúde em geral, pois pode causar queimaduras e irritações em contato com a pele, vermelhidão nos olhos e visão embaçada, e quando inalado em grandes quantidades pode até desenvolver o câncer no aparelho respiratório.

No passado, muitos profissionais arriscavam a própria saúde e de suas clientes para atingirem um alisamento (quase) perfeito. Foi pensando nisso que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) decretou que a quantidade segura do uso de formol em produtos cosméticos é de apenas 0,2%. Qualquer produto que exceda esta quantidade não é seguro para o uso.

Mas com o desenvolvimento de novas fórmulas, foi descoberto que certos ácidos possuem a capacidade de alisar os cabelos, incluindo os grossos, crespos e afros, ao mesmo tempo em que tratam as fibras capilares.

Isso porque estes ácidos normalmente vêm associados a outros ativos orgânicos, especialmente os que estimulam a produção de colágeno, hidratantes ou nutrientes, para fazer com que os cabelos se mantenham saudáveis e com o liso dos sonhos. Algumas delas também podem vir com pigmentos de cor para matizar ou evitar o desbotamento. Mas ao contrário do que os mitos apontam, as progressivas à base de ácido são menos responsáveis pelo desbotamento da cor dos cabelos do que as altas temperaturas da prancha, que na verdade é o verdadeiro vilão para cabelos com coloração.

E a maior das vantagens em utilizar progressivas à base de ácido, ou orgânicas: elas não representam um risco à saúde, exceto em casos de alergias. Por isso é fundamental que SEMPRE se faça o teste de mechas antes da aplicação de qualquer tipo de química.

Conheça as Progressivas Sorali Cosmetic

A Sorali Cosmetic está sempre buscando oferecer o que há de melhor para alisamentos profissionais, oferecendo um perfeito equilíbrio entre o que é belo e o que é saudável. A preocupação é sempre a de oferecer mais do que um alisamento, mas um tratamento completo para os cabelos, que garantirá que os fios fiquem ainda mais saudáveis do que antes da química.

Os produtos que fazem parte das linhas de alisamento profissional da empresa se encaixam na categoria de Escovas Progressivas, pois oferecem um alisamento semi-permanente de duração em média de 3 meses, mas que pode se tornar permanente, dependendo do tipo de cabelo e dos cuidados, depois da terceira aplicação.

Dentre as escovas progressivas da Sorali Cosmetic, existem variadas finalidades para variadas técnicas, de acordo com a preferência do profissional que irá aplica-las. Se você ainda não conhece as melhores progressivas do mercado, que são um enorme sucesso no Brasil e no exterior, continue lendo que vamos explicar um pouquinho sobre cada uma delas:

– Soft Liss: Progressiva para profissionais adeptos às técnicas clássicas de alisamento. A Soft Liss é perfeita para ser aplicada em cabelos coloridos, pois não desbota o tom dos cabelos, sejam eles loiros ou vermelhos.

Desenvolvida com Óleos de Coco e de Abacate, ativos altamente hidratantes, os quais repõem nutrientes, retêm água aos fios, eliminam o ressecamento e a aparência opaca e quebradiça. Possui em sua fórmula os Aldeídos como ativos alisantes, na quantidade mínima possível recomendada pela ANVISA. Os Aldeídos tem o poder de envolver os fios e formar uma camada que mantém a forma lisa temporariamente, além de eliminar o aspecto de cabelo danificado.

Proporciona redução de volume e selamento para todos os tipos de cabelos, deixando-os disciplinados e com um aspecto liso natural. Envolve os fios com uma proteção térmica. Pode ser aplicada sobre qualquer química prévia, incluindo henê e hena. Pode ser aplicada até em cabelos fracos e sensíveis. Proporciona um efeito Lifting 4D, que significa tratar os fios profundamente, modificando o relevo, textura e contorno deles, utilizando um curto espaço de tempo para promover este tratamento, que é o nosso diferencial para qualquer outra técnica de Lifting no mercado.

Além disso, a Soft Liss também é uma ótima alternativa para pessoas que buscam um alisamento temporário, apenas para experimentarem, pois ela não vira definitiva mesmo após várias aplicações. Para maiores informações, visite a página do produto.– Therapy Liss: Poderosa progressiva que proporciona um liso absoluto a qualquer tipo de cabelo, é um sucesso sem igual no Brasil e no exterior. Profissionais cabeleireiros que a utilizam apontam a Therapy Liss como a melhor progressiva com a qual já trabalharam, dentre outros motivos, por ser de passo único e dispensar o uso de xampu antirresíduos antes de sua aplicação.

Desenvolvida a partir de ativos naturais e oferece 4 tratamentos em 1, ou seja, além de alisar, ela também restaura, nutre, hidrata e protege os cabelos. É enriquecida com Macadâmia e D-Pantenol, que juntos previnem o envelhecimento da fibra capilar, conferem alta emoliência e selamento dos fios, eliminando a porosidade e o ressecamento, deixando os cabelos macios e sedosos por muito mais tempo.

Conta com os ácidos Lático e Lactobiônico como ativos alisantes, e contém absolutamente nada de formol em sua fórmula.

Elaborada para alisar até mesmo os cabelos rebeldes, grossos, cacheados, crespos e afros, a tecnologia Therapy Liss alisa restaurando os fios, deixando os cabelos com um aspecto liso natural. Possui uma durabilidade mínima de três meses, podendo se tornar definitiva após a terceira aplicação, dependendo do cabelo e dos cuidados. Para maiores informações, visite a página do produto.– Silver Therapy: Primeira progressiva matizadora a ser lançada no Brasil, atualmente é um sucesso absoluto nos salões de beleza.

Desenvolvida a partir de ativos naturais e oferece 4 tratamentos em 1, ou seja, além de alisar, ela também restaura, nutre, hidrata, protege a cor ou matiza os cabelos claros. É enriquecida com Macadâmia e D-Pantenol, que tornam os cabelos macios e sedosos por muito mais tempo. Conta com os ácidos Lático e Lactobiônico como ativos alisantes, e contém absolutamente nada de formol em sua fórmula.

Atua no realinhamento da fibra capilar, alisando até mesmo os cabelos finos e fragilizados, além de matizar os cabelos loiros e grisalhos, promovendo um efeito platinado temporário. Isso porque ela conta com pigmentos matizadores azuis e violetas em sua composição, os quais promovem uma ação antioxidante, protegendo as cores do desbotamento e das agressões externas, além de neutralizar tons indesejados amarelados e alaranjados em cabelos claros. O fato dela também ser matizadora é o que a difere da Therapy Liss.

A Silver Therapy é também uma progressiva bastante versátil, podendo ser usada pura para alisar e preservar a cor de cabelos com coloração abaixo do tom 8.0, ou misturada com a Therapy Liss para alisar e matizar cabelos coloridos acima do tom 8.0. Possui uma durabilidade mínima de três meses, podendo se tornar definitiva após a terceira aplicação, dependendo do cabelo e dos cuidados. Para maiores informações, visite a página do produto.– Kit Paris: Progressivas desenvolvidas especialmente para o alisamento de todos os tipos de cabelos, proporcionando aos fios um liso intenso com brilho, matização, além de evitar o desbotamento da cor. Contam com os ácidos Lático e Lactobiônico como ativos alisantes, e contêm absolutamente nada de formol em suas fórmulas.

Paris Lisse Blond – Especialmente para Loiras | Com pigmentos azuis e violetas.

Alisa e matiza os cabelos loiros, grisalhos e platinados, sem riscos de manchar ou chumbar os fios. Pode ser usado em cabelos grossos ou finos, já que é extremamente leve e rapidamente absorvida pelos fios. Rica em hidratantes e repositores de massa, atua na regeneração intercelular, dando aos cabelos loiros maior resistência e flexibilidade. Desenvolvida com Extrato de Camomila.

Paris Lisse Brunett – Especialmente para Morenas.

Desenvolvida especificamente para reconstruir, alisar, reduzir volume e devolver as propriedades dos cabelos escuros, perdidas por ação dos raios solares e pelo uso de químicas. Também confere brilho e maciez graças ao extrato de Pérola Negra. Indicada para todos os tipos de cabelo escuro, inclusive os crespos e afros.

Paris Lisse Rouge – Especialmente para Ruivas | Com pigmentos vermelhos

Desenvolvida para alisar, hidratar e realçar a beleza dos cabelos avermelhados. Sua composição, rica em ácidos orgânicos, proporciona um alisamento eficaz e evita o desbotamento das cores, matizando os cabelos vermelhos, acobreados e marrons. Enriquecida com Extrato de Romã.

Para maiores informações, visite a página dos produtos.Lembrando que todas as progressivas Sorali Cosmetic são de uso estritamente profissional. Entre em contato conosco caso seja profissional e queira trabalhar com nossas progressivas em seu salão de beleza!

compartilhe: