01/02/2018

Diferenças entre produtos para manter a cor dos cabelos

O sonho e a coragem para mudar a cor dos cabelos é só o primeiro passo de uma jornada que requer muita paciência e determinação. Isso porque a parte mais complicada depois de mudar a cor dos fios é a manutenção desta cor.

Neste momento é que você começa a esbarrar em perguntas como: qual a diferença entre um tonalizante e um matizador? De quanto em quanto tempo eu devo retocar a coloração? Posso pintar meu cabelo com máscara matizadora? – dentre outras dúvidas.

Nesta postagem, vamos ajudar a esclarecer algumas destas dúvidas sobre a manutenção dos fios coloridos, e mostrar que este desafio de manter a cor pode ser muito mais fácil do que muita gente imagina!

Mudei a cor dos meus cabelos, e agora?

Seja uma mudança radical ou apenas algumas mechas, mesmo após colorir os cabelos com coloração permanente, a cor irá desbotar com o passar do tempo caso não seja feita uma manutenção adequada, ainda que a coloração não saia completamente dos fios, e sem contar que a raiz também irá crescer e modificar o efeito esperado.

Esse desbotamento ocorre principalmente nos tons avermelhados, pois o pigmento vermelho é o que sai com maior facilidade dos fios, já falamos sobre isso nesta postagem aqui. Já os loiros tendem a adquirir tons indesejados amarelos ou laranjas, resultados da exposição aos radicais livres sem os devidos cuidados.

Para não precisar retocar a coloração com tanta frequência, o que pode acabar fragilizando os cabelos, foram desenvolvidas tecnologias que possibilitam uma manutenção muito mais prática, podendo inclusive ser feita em casa. As opções para manutenção da cor são:

– Coloração permanente: São colorações de uso profissional com textura em creme, precisam ser misturadas com emulsões reveladoras, ou água oxigenada, com a volumagem de acordo com a técnica que for utilizada para clarear os cabelos (10, 20, 30 ou 40 volumes) e adicionar o pigmento de cor escolhido. A duração destas colorações nos fios até o desbotamento é alta, sendo que cores mais escuras tendem a demorar muito mais para desbotar.

– Tonalizante: Os tonalizantes servem para chegar num tom desejado ou intensificar um tom já atingido, sendo um procedimento bastante utilizado em salões de beleza, principalmente em técnicas de mechas. Estes produtos não possuem o poder de clarear ou mudar a cor de um tom para o outro, por exemplo, de ruivo para loiro. Eles apenas alteram, neutralizam ou intensificam suavemente a cor em nuances dentro de um mesmo tom, ou cobrem os fios brancos temporariamente.

Os tonalizantes utilizam emulsões reveladoras com baixa porcentagem de oxidação, e duram em média de 30 a 60 dias nos fios antes de desbotarem, dependendo do número de lavagens e dos cuidados com os cabelos. São uma ótima opção para pessoas que mudam a cor dos cabelos com frequência, mais especificamente, mudam as nuances dentro de um mesmo tom, por exemplo, de 8.7 (Loiro Claro Marrom) para 8.13 (Loiro Claro Mate); ambas cores possuem o mesmo tom – Loiro Claro – mas com nuances diferentes, o que faz toda a diferença no visual!

– Matizador: Normalmente no formato de máscaras, xampus e condicionadores, estes produtos não tem nenhum poder de clarear ou adicionar pigmentos aos fios de forma duradoura, pois não utilizam nenhuma emulsão reveladora (ou água oxigenada) para fazer o processo de manutenção da cor. Exatamente por esta razão que os matizadores são os produtos queridinhos para a manutenção dos cabelos coloridos, pois não apresentam nenhum poder de dano aos fios e são fáceis de serem retirados dos cabelos, bastam apenas algumas lavagens.

Essa ação superficial de criar uma película de pigmentos nos fios, é capaz de recuperar os tons loiros ou vermelhos dos cabelos ao neutralizar os tons indesejados, de forma prática, segura e eficiente. Ainda assim, é importante que este processo seja feito por profissionais, afinal, é preciso ter um olhar técnico para não aplicar uma quantidade muito grande nos fios e acabar com os cabelos com um tom indesejado, especialmente para cabelos loiros. Além disso, é preciso ter um conhecimento em colorimetria para saber qual matizador deve ser utilizado para neutralizar os tons desbotados.

O tempo recomendado de ação para matizadores em fios loiros é em média de 5 minutos, ou quando perceber que os fios já chegaram ao tom desejado, para evitar o aspecto “chumbado”. Quanto aos fios vermelhos, a recomendação é de um maior tempo de espera, pois os pigmentos vermelhos são mais difíceis de entrarem no interior das cutículas.

Conheça os matizadores da Sorali Cosmetic!

Nós temos uma linha matizadora perfeita para facilitar a vida das loiras e para quem tem cabelos vermelhos também!

Se você tem cabelos loiros, precisa conhecer a nossa linha Pró Luminous Blond, com shampoo, condicionador e máscara, todos com pigmentos azuis e violetas em suas composições, sendo capazes de eliminar tons indesejados em amarelo ou laranja dos fios loiros. A linha Pró Luminous Blond também é capaz de conferir o poderosíssimo tom platinado aos fios, fazendo com que o seu loiro fique ainda mais exuberante! Trata-se de uma linha de uso profissional, pelos motivos que já explicamos nesta postagem.

E caso você tenha as madeixas em tons vermelhos ou avermelhados, nós temos a Máscara Matizadora Red Aquarella Mix, que vai fazer da sua vida muito mais tranquila, sem precisar ter que retocar a coloração/tonalizante a cada 20 dias! Esta máscara incrível possui pigmentos vermelhos capazes de recuperar os fios após 20 minutinhos de aplicação. Pode também ser utilizada para acabar com os tons indesejados em verde dos cabelos loiros (normalmente causados por excesso de exposição à água da piscina e do mar), mas vale lembrar que se trata de um produto de uso profissional, por isso é bom consultar sempre um profissional mesmo que seja apenas para matizar os fios.

compartilhe: