08/03/2018

Dia Internacional da Mulher 2018

Dia 8 de Março, um dia em que muitas mulheres vão ganhar flores e outros mimos em comemoração pelo Dia Internacional da Mulher, mas será que este dia se trata apenas de uma data de simples apreciação à população feminina? Você já se perguntou qual seria a origem e o real significado desta data oficializada no mundo inteiro como o dia das mulheres?

Vamos te contar um pouco sobre a origem desta data comemorativa, uma história de luta através dos anos, e de como isso continua inspirando mulheres no mundo inteiro a não se contentarem com menos do que merecem.

A origem

Ao contrário de muitas datas comemorativas criadas com o intuito de impulsionar o comércio, o Dia Internacional da Mulher não foi criado para impulsionar a venda de flores, bombons, ou outros mimos considerados bons presentes para mulheres. Esta data é comemorada desde o início do século XX, mas foi somente oficializada pela Organização das Nações Unidas em 1975.

É uma data que surgiu para relembrar a luta das mulheres trabalhadoras das fábricas nos Estados Unidos e Europa, pelos seus direitos básicos de condições de trabalho adequadas, condições iguais às dos homens que trabalhavam em ambientes similares. Em março de 1911, uma empresa de fabricação de camisas pegou fogo, matando 125 mulheres que lá trabalhavam em condições nada adequadas. Muita gente associa este fato como o motivo pelo qual o dia das mulheres é comemorado no mês de março, o que não seria totalmente errado.

Mas a verdadeira origem dessa data comemorativa remonta à dois anos antes, em fevereiro de 1909, quando cerca de 15 mil mulheres marcharam pelas ruas de Nova Iorque pedindo melhores condições de trabalho. Nesta época inclusive, haviam muitos outros protestos realizados pelas mulheres em geral, não somente as operárias, por direitos básicos, como o direito ao voto. Na Europa o clima também esquentava com cada vez mais mulheres pressionando seus governos para terem seus direitos reconhecidos.

A alemã Clara Zetkin foi a primeira a propor em uma reunião internacional de mulheres, que todas elas se reunissem anualmente para se manifestar pela igualdade de direitos, em março de 1911, o que tecnicamente teria sido o primeiro Dia das Mulheres. Mas a data veio a se consolidar somente em 8 de março de 1917, quando um grupo de operárias russas saiu às ruas para protestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial.

Mais do que uma comemoração, o dia 8 de Março é um dia de luta no mundo inteiro, pelos direitos das mulheres, igualdade e respeito.

A importância da mulher no mercado de trabalho

Mesmo após anos de luta, pouca coisa mudou em relação aos direitos das mulheres, principalmente no que diz respeito ao mercado de trabalho. Ainda existem diferenças de salário, de oportunidades, de jornada de trabalho e da ocupação de cargos de chefia. Segundo pesquisas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a taxa de desemprego é maior e a participação na força de trabalho é menor, em comparação com os homens. Essas disparidades aumentam ainda mais em países árabes e da África.

Em contrapartida, o trabalho não remunerado dentro de casa, ou seja, a jornada dupla de trabalho onde após saírem de seus empregos, ainda é preciso cuidar de seus lares, é muito maior entre as mulheres do que os homens. O pensamento de que a mulher é a única responsável pelos afazeres domésticos ainda continua enraizado em nossa sociedade, especialmente em países menos desenvolvidos.

Ainda segundo a OIT, existe uma grande porcentagem de mulheres trabalhando por conta própria, ainda que o percentual de homens que fazem o mesmo seja maior. Isso só mostra a força feminina de lutar contra adversidades; se o mercado de trabalho convencional não lhes dá oportunidades iguais às dos homens, elas vão lá, arregaçam as mangas e apostam em seus talentos para ganharem dinheiro com isso.

Muitos dizem que o empreendedorismo é algo nato nas mulheres, pois elas tem um sexto sentido para todas as coisas. Mas pode-se dizer que é apenas o instinto de sobrevivência e de lutar por melhorias em suas vidas e de suas famílias que fala mais alto. E é claro, uma pitadinha de confiança em seus talentos, que nunca é demais.

Há mais de 100 anos as mulheres estão lutando publicamente para mostrar que são tão competentes, inteligentes, sagazes, visionárias, disciplinadas e produtivas quanto os homens. Porque não é o sexo que faz um bom trabalhador, são suas competências. Seguimos lutando todos os dias neste ano de 2018, não apenas hoje, para que todos consigam entender este conceito básico.

As mulheres da Sorali Cosmetic

A Sorali Cosmetic foi fundada por duas mulheres com uma visão extraordinária de mercado, talentosíssimas e extremamente competentes. Cada uma com sua própria bagagem profissional, ao se juntarem plantaram a sementinha que cresceria e se fortaleceria com muito esforço e carinho, que está aí atualmente gerando os frutos que temos a bênção de colher diariamente.

Uma curiosidade: o nome Sorali nada mais é do que a junção dos nomes destas duas mulheres incríveis: SORaya e ALIne. Elas são duas mulheres apaixonadas pelo que fazem e que inspiram todas as outras mulheres (e homens também!) que trabalham nesta empresa a darem o melhor de si todos os dias.

E não são poucas as mulheres que são inspiradas por estas duas divas! A empresa conta com uma esmagadora maioria de colaboradoras mulheres em sua equipe, e todas elas são incríveis no que fazem. E todo esse esforço coletivo das nossas verdadeiras “mulheres-maravilha” são refletidos nos produtos que fabricamos, que levam o que há de melhor em cuidados capilares para salões de beleza no Brasil e no mundo inteiro. Salões esses que possuem profissionais mulheres que atendem outras mulheres, em sua maioria.

Ainda que os nossos produtos possam ser utilizados por homens que queiram ter seus cabelos ainda mais bem cuidados (e devem, já que temos a linha Men Therapy especialmente para eles!) e que tenham homens que façam parte de nossa equipe, não seria um exagero dizer que nossos produtos são fabricados de mulheres para mulheres.

Temos a maior satisfação em elaborar fórmulas e desenvolver produtos que irão fazer os cabelos de nossas clientes ficarem ainda mais poderosos do que já são, afinal, entendemos que a beleza é o combustível da autoestima. E uma mulher com a autoestima lá no alto, motivada e com fé é capaz de mover o mundo!

Ficamos felizes em saber que temos a oportunidade de fazer parte do processo de empoderamento de cada uma das mulheres que confia e decide entregar seus cabelos aos nossos produtos. Ficamos ainda mais felizes se o simples ato de mudar os cabelos e ganhar mais autoconfiança gerar uma mudança em suas vidas, fazendo com que consigam aquele emprego dos sonhos, ir bem naquele seminário da faculdade, fazer sucesso numa festa, etc.

Nossa equipe seguirá firme, forte e feliz, liderada pelas duas mulheres incríveis que fundaram esta empresa, entregando o melhor que existe no mercado em termos de cosméticos capilares profissionais para que mais mulheres se libertem e possam se sentir maravilhosamente bem com seus cabelos.

Feliz Dia da Mulher para todas nós!

compartilhe: