19/10/2017

Cronograma Capilar: Como montar o seu

Muito se fala atualmente sobre cronograma capilar, o qual seria basicamente uma agenda de cuidados especiais para cabelos ressecados, que precisam de cuidados pós-tratamentos químicos, cheios de frizz ou sem vida.

Para entender melhor o que acontece para os cabelos chegarem a esse estado, basta saber que todos os dias somos expostos à ação de radicais livres, como o sol, vento, água quente do chuveiro, cloro, poluição, etc, e todos estes agentes contribuem para que percamos massa capilar e nutrientes dos nossos fios. Mas não apenas eles, pois as ações químicas dos alisamentos, relaxamentos, colorações, etc, e as ações mecânicas do uso contínuo do secador, baby liss e chapinha, também contribuem para o desgaste dos fios.

Por isso, cuidar dos cabelos em casa, complementando os tratamentos iniciados no salão de beleza, é essencial. Investir um tempinho para montar um Cronograma Capilar pode ser a salvação para os seus fios.

Por onde começar

Primeiramente, faça o teste de porosidade no seu cabelo. Tudo o que você irá precisar para realizar este teste são um copo d’água e um fio de cabelo. Solte o fio na água do copo, espere cerca de 10 minutos e verifique onde ele vai ficar posicionado.

– Se o fio permanecer boiando na superfície da água, seus cabelos apresentam Baixa Porosidade, ou seja, as cutículas estão bem fechadas e isso dificulta a absorção de água e nutrientes. O tratamento indicado para este tipo de fio é de Hidratação, para ajudar os cabelos a absorverem a água e os nutrientes de que necessitam.

– Se o fio afundar um pouco e ficar mais ou menos na metade do copo, seus cabelos apresentam Porosidade Normal, ou seja, seu cabelo está saudável com as cutículas meio abertas. O tratamento indicado é o de Nutrição, apenas para repor a massa capilar perdida naturalmente.

– Se o fio afundar completamente no copo, seus cabelos apresentam Alta Porosidade, ou seja, as cutículas estão muito abertas e provavelmente você está tendo que lidar com bastante frizz e cabelos quebradiços. O tratamento indicado é o de Reconstrução, para selar estas cutículas e fazer com que os cabelos consigam reter tanto a Hidratação, quanto a Nutrição.

Após descobrir qual tratamento seus fios precisam mais, vamos para o Cronograma Capilar!

Montando o Cronograma Capilar

O cronograma capilar padrão é um tratamento de quatro semanas, onde a cada 48 horas você deverá aplicar uma máscara específica para Hidratação, Nutrição ou Reconstrução em seus fios, após lavá-los com xampu e antes de aplicar o condicionador.

Um exemplo de cronograma padrão é:

Mas você pode adaptar o cronograma de acordo com as necessidades do seu cabelo (de acordo com o que foi descoberto com o teste de porosidade), desde que se respeite o intervalo de 48 horas entre as aplicações das máscaras. Atente-se para o fato de que o uso constante de máscaras de reconstrução pode fazer com que os cabelos fiquem pesados e com aspecto endurecido, pois estas máscaras normalmente são ricas em queratina, uma proteína que age preenchendo as cutículas abertas, como se fosse uma espécie de “cimento”. Por isso, a Reconstrução é o tratamento que normalmente deve ser feito com um intervalo maior que os demais, e sempre após os tratamentos de Hidratação e Nutrição.

Simplificando: Conheça a Linha Daily Therapy

Pareceu muito complicado montar o cronograma? Você não tem tempo para tamanha dedicação às madeixas? Nós temos uma solução mais simples. A linha Daily Therapy foi desenvolvida para cuidar diariamente de todos os tipos de cabelos, principalmente os quimicamente tratados. Possui propriedades antioxidantes e hidratantes, além de ser rica em aminoácidos e óleos vegetais, os quais contribuem com a nutrição dos fios. A linha completa, com o Shampoo Hidratante, o Amino Conditioner e a Máscara Reparadora, promove um tratamento integral para os cabelos, o qual pode até substituir o cronograma capilar, exceto se o cabelo estiver extremamente danificado. Os produtos da linha Daily Therapy podem ser utilizados todos os dias, ou todas as vezes em que for lavar os cabelos, na seguinte ordem:

– Comece pelo Shampoo Hidratante Daily Therapy, o qual possui ativos como a Semente de Café, capaz de estimular a produção de colágeno, aumentando a flexibilidade dos fios, e a Prolina, capaz de reter a umidade e restaurar a elasticidade dos fios. O Shampoo Hidratante limpa e promove cabelos mais hidratados, além de estimular a reconstrução dos fios.

– Depois de utilizar o Shampoo Hidratante, o próximo passo é utilizar a Máscara Reparadora, que possui ativos como a Andiroba e o Cupuaçu, agentes que auxiliam na reposição de lipídeos, ao mesmo tempo em que hidratam e retém a água nas fibras capilares. A Máscara Reparadora promove hidratação e nutrição aos fios, fazendo com que fiquem mais macios, sedosos, fáceis de pentear, além de recuperarem o brilho natural.

– E para completar, finalize o processo com o Amino Conditioner, um condicionador com ativos como a Semente de Uva e o Colágeno, os quais combatem a fragilidade dos fios, reduzindo as quebras, além de serem hidratantes e auxiliarem no crescimento do cabelo.

Se interessou em adquirir a linha Daily Therapy e ter o tratamento diário que seus cabelos precisam, no conforto da sua casa? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como!

Por Andréia Fernandes.

compartilhe: