15/02/2018

Cabelos danificados podem ser alisados?

Às vezes dá uma vontade louca de alisar ou colorir/descolorir os fios após os cabelos estarem detonados de uma química prévia, para ver se a aparência dos fios melhora de alguma forma. Mas será que isso é mesmo o certo a ser feito? Será que tem como melhorar cabelos danificados por química aplicando mais química? Acompanhe esta postagem até o fim para descobrir.

Enquanto o pior pesadelo de algumas pessoas envolve coisas mais comuns no quesito “dar medo”, o maior pesadelo de algumas mulheres, principalmente as que se jogam nas químicas capilares e colorações sem dó e nem piedade, se chama: emborrachamento e corte químico.

Cabelo emborrachado, ou elástico, é aquele que quando você estica o fio, ele fica todo franzido e não volta ao normal, o que faz também com que fique extremamente fácil de se quebrar. Em casos mais extremos, o cabelo emborrachado chega até a esfarelar perto do couro cabeludo. E com a aplicação de químicas sem nenhuma supervisão em cima de um cabelo nesse estado, é fatal que o corte químico aconteça, fazendo com que vários fios se quebrem de uma só vez.

Você deve estar se perguntando: como que o cabelo chega nesse estado de danos? O uso de produtos químicos sem respeitar o intervalo de aplicações, o uso diário de secadores e chapinhas sem nenhuma proteção térmica nos fios, o uso de colorações e descolorações semanalmente, sem realizar nenhum tratamento de proteção prévia ou reconstrução póstuma dos fios… Estas são algumas das causas mais comuns dos cabelos danificados. A exposição demasiada e sem nenhuma proteção ao sol, mar, piscina, poluição, dentre outras também representam riscos aos cabelos.

Posso alisar, colorir ou descolorir meus cabelos se eles estiverem extremamente danificados?

Existem no mercado algumas tecnologias que permitem a blindagem dos fios para protege-los dos danos durante processos químicos, como a tecnologia PLEX que já comentamos em uma postagem anterior.  Mas se os cabelos já estiverem super danificados antes mesmo de começar um novo processo de alisamento, coloração ou descoloração, não vai ter tecnologia que seja capaz de evitar que estes danos se intensifiquem ainda mais, podendo inclusive gerar o apavorante corte químico.

Por isso, o ideal mesmo é sempre tratar o cabelo emborrachado antes da realização de qualquer outro processo químico. Deve-se sempre realizar o teste de mecha, inclusive para verificar se o cabelo está preparado para ter suas estruturas modificadas novamente após ter sido realizado o tratamento.

Qual a importância do teste de mecha?

O teste de mecha é importantíssimo, porém pouco realizado nos salões de beleza, infelizmente. Isso porque os profissionais acabam optando por dar às clientes o que elas querem: uma transformação incrível, o mais rápido possível. Então acabam assumindo o risco de que o cabelo não aguente a química, para não perder a cliente para outro profissional que fará o serviço mais rápido.

Mas clientes antenadas sabem que a pressa é a inimiga da perfeição, portanto, adiar o procedimento químico nos fios em 2 ou 3 dias, que é o tempo que demora em média um teste de mecha, pode resultar em um ganho muito grande no futuro, pois além dos cabelos saudáveis, este teste também garantirá que você não tenha maiores gastos para recuperar os cabelos depois de um dano extremo.

E caso os seus cabelos não passem no teste de mecha justamente por já estarem bastante fragilizados ou emborrachados, a recomendação é segurar a ansiedade antes de ter o liso ou a cor de cabelo dos sonhos e tratar os fios, fortalecendo e reconstruindo-os. E não adianta insistir em fazer o procedimento químico em cima dos fios neste estado, pois eles não serão capazes sequer de segurar a química dentro da estrutura capilar.

Como recuperar um cabelo emborrachado/danificado?

Deu ruim no teste de mecha? Calma que não é o fim do caminho. Agora você vai precisar se focar em recuperar os cabelos antes de realizar um novo procedimento químico neles. Existem algumas coisas que você pode fazer para auxiliar neste processo de recuperação dos fios emborrachados ou danificados:

– Monte o seu cronograma capilar focado na reconstrução: aposte em máscaras capilares reconstrutoras com mais frequência, intercalando com as máscaras de hidratação e nutrição. Cabelos normais necessitam de máscara reconstrutora apenas uma vez por semana no máximo, e mais hidratação para manter os cabelos saudáveis, mas no caso de um cabelo danificado, é preciso mais reconstruções e nutrições durante a semana, para repor a massa perdida. Paciência e disciplina é a chave do sucesso aqui. Um bom exemplo de cronograma para cabelos danificados seria:

– Aposte em óleos e silicones antes e depois de lavar os cabelos: óleos como os de argan e melaleuca ajudam os fios a reporem massa e formam uma camada de proteção neles externamente, algo que o silicone também é capaz de fazer. Antes mesmo de aplicar o xampu, escolha o óleo de sua preferência e aplique nos fios, deixando agir por um tempo, e então lave normalmente.

– Diminua a frequência e aumente a qualidade das lavagens dos cabelos: se os cabelos estiverem em um estado muito crítico, considere lavá-los duas ou três vezes por semana no máximo. Lave os fios com água fria sempre, utilize as máscaras de tratamento de acordo com o cronograma capilar, faça a utilização de toucas térmicas e opte por xampus e condicionadores específicos para cabelos danificados, que não contenham sal e nem sejam muito agressivos aos fios. Secador e chapinha também terão que ficar de lado até que os cabelos estejam recuperados.

– PROCURE UM PROFISSIONAL: somente um bom profissional será capaz de avaliar o real estado dos fios e recomendar o melhor tratamento para recuperá-los de forma eficiente e rápida.

A Sorali Cosmetic tem muito orgulho em fabricar duas linhas de tratamentos profissionais para salão de beleza que ajudam muitas pessoas a recuperarem os cabelos e a autoestima sempre que necessário. Cabeleireiros que oferecem o melhor para suas clientes já contam com a linha Just Sofistic de hidratação profissional em seus salões, para trazer de volta à vida os cabelos ressecados e danificados.

Mas em casos críticos de cabelos emborrachados, a linha Amino Plex é a salvadora do dia. Graças à tecnologia PLEX, esta linha é capaz de impedir instantaneamente a quebra dos fios e reconstruir a estrutura dos mesmos, sendo perfeita para tratamentos pós-química (além de ser também utilizada para proteger os fios em tratamentos pré-química).

Segue a fórmula do sucesso para salvar qualquer cabelo emborrachado e extremamente danificado com os produtinhos Amino Plex:

Passo a passo:

  1. Lave os cabelos com o Shampoo Nutritivo.
  2. Enxague e aplique o Amino Keratin mecha a mecha. Pause por 10 minutos.
  3. Umedeça levemente os fios e aplique o Amino Reconstrutor. Deixe agir por 10 minutos e enxague.
  4. Borrife levemente o Selaplex nas mãos e acrescente 3 gotas do reparador de pontas. Aplique essa mistura nos fios, mecha a mecha, depois seque e finalize.

Se você é um profissional da beleza e ficou interessado em ter esta linha sensacional em seu salão de beleza, entre em contato conosco agora mesmo!

compartilhe: